Acelerador a Esquerda
Equipamento que transfere o comando de acelerador para o lado esquerdo do pedal do freio, sem anular o pedal original do acelerador. Quando não está sendo usado pode ser escamoteado para debaixo do painel.
Embreagem Computadorizada
Equipamento computadorizado que automatiza completamente o sistema de embreagem do veículo. Possui um sistema anti-furto de ativamento automático incorporado, sensor elétrico de troca marchas, progressão automática de força de arrancada, duas velocidades de funções através de um painél luminoso.
Embreagem Standard
Equipamento analógico que automatiza completamente o sistema de embreagem do veículo. Possui um nível de força de arrancada constante e regulável, sensor foto elétrico de troca de marcha e duas velocidades de referência.
Comando Manual Universal
Equipamento que transfere os comandos de acelerador e freio para serem controlados pela mão do motorista através de uma empunhadura posicionada a 70 graus verticalmente permitindo uma melhor ergonomia no manuseio do volante no momento da aceleração. Puxando-se esta alavanca obtém-se aceleração e empurrando-a contra o painel obtém-se frenagem.
Controle de Comandos Elétricos
Equipamento que permite o controle dos comandos elétricos de dirigibilidade (seta, farois, lavadores, limpadores e buzina) e do vola.nte do veículo simultaneamente.
Pedal Removível
Equipamento utilizado para remover provisóriamente o pedal de embreagem original do veículo. Sua indicação mais frequente é conjuntamente com o Acelerador Esquerdo.
Freio Manual
Equipamento que transfere os comandos de freio serviço para serem controladas pela mão esquerda do motorista através de uma empunhadura posicionada horizontalmente. Possui rolamento mais suave e acionamento de freio de serviço. Empurrando-a contra o painel, obtem-se frenagem.
Piloto Automático
Equipamento que em uso, mantém constante a velocidade do veículo. Indicado principalmente para aliviar o estresse da aceleração em longos percursos, sendo desativado com um simples apertar do freio.
Pomo Giratório
Equipamento que auxilia manuseio do volante do veículo quando utiliza-se apenas um dos membros superiores. Ele permite que o motorista gire o volante 360 graus sem tirar a mão do volante facilitando as manobras.
Pomo de Dois Pontos
Equipamento que auxilia na empunhadura e giro do volante. Utilizado para pessoas com limitação de movimento e pressão das mãos, auxiliando nas manobras e condução do veículo.
Pomo de Três Pontos
Equipamento que auxilia a empunhadura e giro do volante. Utilizado para usuários com limitações de força de mão, extensão e flexão do punho. Auxilia na realização de manobras.
Prolongamento de Pedais
Equipamento que aproxima os comandos de acelerador, freio e embreagem em relação ao motorista. O equipamento possui um sistema de engate e desengate rápido proporcionando o desativamento do mesmo com facilidade para o uso convencional dos pedais. Utilizado para motoristas de baixa estatura.
Freio de Estacionamento Automárico
Equipamento que opera o freio de estacionamento através de um botão de simples acionamento.
Equipamentos Facilitadores
Equipamentos Facilitadores
Controles alternativos diversos- Existem algumas adaptações que "trazem" os controles dos faróis, seta, buzina, limpadores de pára-brisa e outros, mais próximas ao corpo do motorista, com acionamento alternativos, podendo usar a cabeça, cotovelo ou outras partes do corpo para fazê-lo.
Elevadores- Lifts e Plataformas- O lift é uma espécie de guincho ou elevador, com um braço de funcionamento manual ou por motor elétrico. Na ponta deste braço, são presas correias oriundas de uma espécie de bolsa, onde uma pessoa é encaixada para ser "issada", a fim de ajudar nas transferências entre o veículo e a cadeira de rodas. Este aparelho pode ser acoplado ao carro ou ser móvel, com rodas para que alcance os lugares desejados.
As desvantagens destes aparelhos estão no tamanho, peso e instalação no veículo, sendo mais recomendado para uso em carros grandes e espaçosos.
As plataformas são espécies de elevadores acoplados à vans, ônibus, caminhões e outros, onde uma pessoa sobe com sua cadeira de rodas, aciona um controle para subida ou descida e é conduzida até a altura necessária para entrar ou sair do veículo.
Rampas- Uma pessoa usuária de cadeira de rodas, poderá usar rampas para entrar ou sair dos veículos. Poderão ainda, utilizar a própria cadeira para dirigir ou ser transportada, de acordo com o tipo de veículo e cadeira ou, poderão transferir-se para o banco do carro.
Tipos:
Rampa única- Possui um lado fixo para proporcionar estabilidade. Para ser recolhida ela dobra-se ao meio e é travada na posição vertical.
Rampa dupla- Sistema simples e prático, ocupa pouco espaço quando não está em uso, podendo ser dobrável ou retrátil. É oferecida em vários tamanhos para melhor adequar-se às necessidades do usuário.
Bancos Facilitadores de acesso- Alguns veículos possuem bancos com sistemas que facilitam as transferências. Um dos sistemas consiste na condução do banco para fora do veículo, para que uma pessoa "estacione" sua cadeira de rodas ao lado e faça a transferência e, posteriormente, o sistema é acionado, para transportar o banco juntamente com a pessoa para o interior do veículo. Outro sistema corresponde a um banco do veículo que se acopla a uma base com rodas, se "transformando" em uma espécie de banco de rodas.